Estamos completamente em desacordo, a Callas tem gravações fantasticas, cantava algumas areas como ninguem, não era o caso desta. Esta versão da Victória é a melhor que ouvi até hoje e já ouvia a Callas também.
E mais ainda estou completamente em desacordo no que toca à frase: "CANTORA de ópera foi a Callas e mais nenhuma."
Muito mais perfeita em termos globais, em termos de tecnica, capacidade vocal, dimensão vocal, foi a Renata Tebaldi. A Callas tinha falhas a nivel técnico, algumas bastante faceis de apanhar, mas que ela escondia com mestria atrás de uma voz potentissima e muito mas muito teatral. Para além de ser uma mulher fisicamente interessantissima o que ajudava :)
Eu gosto da Callas que para mimtem das mais excepcionais interpretações da "La mama Morta" que alguma vez ouvi, mas não era nem nunca foi a CANTORA. O que ela teve foi uma projecção mediatica, graças a muitos factores (em que o seu talento não era o principal).
De qualquer forma era gernial e para não te zangares toma lá o link para a minha Callas perferida.
Ai isso é verdade a Callas tinha uma maneira de cantar muito sentida e como tinha uma voz metalica mas ao mesmo tempo quente (aquilo a que chamo voz teatral) conseguia dar corpo a sentimentos que outras com técnica melhor não conseguiam.
Mas a voz da Callas era brilhante em operas que chamassem ao drama dai ela ser a grande e melhor interprete de Wagner...
Tal como a Tebaldi, é um genero, que eu gosto diga-se, São vozes muito poderosas e encorpadas.
A Victoria tinha uma voz mais fina, mais sassy e mais romantica o que encaixa melhor aqui.
Não penses que não gosto da Callas, gosto muito, mas não a considero a setima maravilha do canto. Era brilhante, tinha uma voz potente, uma presença em palco absolutamente incrivel...Alias nisso é que ela era abosutamente única, a sua presença em palco e a suas capacidades de atriz estavam a milhas das outras e ainda hoje não há nenhuma que a suplante.
A Renata, como estava a dizer ao Sousa é sem duvida a excelência no canto, e tem uma voz que em termos de corpo e de força está lá com a Callas a um nivel que muito poucas atingem, e é dom natural, não é técnica.
Só que ao contrario da Callas a Renata tinha uma técnica de canto primorosa...Absolutamente primorosa...
Mas, como também estava a dizer ao Sousa, para esta area em particular, prefiro uma voz menos potente e menos encorpada, mais sassy e atrevida fica melhor.
Por exemplo não gosto particularmente de ver a Victoria a cantar a "Mimi" isso é para vozes como a da Renata que manda o telhado do teatro a baixo! Embora a interpretação da Victoria seja bonita e técnicamente prefeita falta-lhe a potencia e a força da Renata.
E "La mama Morta" A Renata canta lindamente esta area, é magnifico, mas a Callas é de doidos, o drama que ela transmite na voz é aflitivo.
Enfim cada macaco no seu galho é o que eu digo :)
BY the way e o que achas da Cecila Bartolli. Para mim da malta nova que prai anda é sem duvida a melhor, no Barroco claro :)
15 comentários:
Desculpa discordar mas a CANTORA de ópera foi a Callas e mais nenhuma.
ouve aqui :
http://www.youtube.com/watch?v=A60tQ--67MY
Ahhh!
Vê este link do Sousa a mexer num vestido da Callas
http://osousadaponte.blogspot.com/2008/07/um-vestido-da-callas-em-original.html
Essa no Singstar é que dominava! ;)
Fora de brincadeira, grande cantora, não há dúvida!
O link da Habanera pela Callas é :
http://www.youtube.com/watch?v=lKnR9VIK3MA
O outro está errado
Caro Sousa,
Estamos completamente em desacordo, a Callas tem gravações fantasticas, cantava algumas areas como ninguem, não era o caso desta.
Esta versão da Victória é a melhor que ouvi até hoje e já ouvia a Callas também.
E mais ainda estou completamente em desacordo no que toca à frase: "CANTORA de ópera foi a Callas e mais nenhuma."
Muito mais perfeita em termos globais, em termos de tecnica, capacidade vocal, dimensão vocal, foi a Renata Tebaldi.
A Callas tinha falhas a nivel técnico, algumas bastante faceis de apanhar, mas que ela escondia com mestria atrás de uma voz potentissima e muito mas muito teatral. Para além de ser uma mulher fisicamente interessantissima o que ajudava :)
Eu gosto da Callas que para mimtem das mais excepcionais interpretações da "La mama Morta" que alguma vez ouvi, mas não era nem nunca foi a CANTORA. O que ela teve foi uma projecção mediatica, graças a muitos factores (em que o seu talento não era o principal).
De qualquer forma era gernial e para não te zangares toma lá o link para a minha Callas perferida.
http://www.youtube.com/watch?v=N7kPHMpuLxc
beijos
Eu sei que a Callas dava fifias e que não era o melhor desempenho muitas vezes. O mito do Onassis e da morte e tal ajudaram a criar a imagem mas...
Adoro as fifias da Callas...
Penso é que ela tinha a capacidade de transmitir emoções através do canto duma forma muito particular.
Por vezes não são os melhores desempenhos nem as melhores vozes que nos conseguem emocionar.
É o caso do Brel, por exemplo.
Beijos
Excelente, de facto. Mas, para mim, não há nenhuma como Renata Tebaldi!
Ai isso é verdade a Callas tinha uma maneira de cantar muito sentida e como tinha uma voz metalica mas ao mesmo tempo quente (aquilo a que chamo voz teatral) conseguia dar corpo a sentimentos que outras com técnica melhor não conseguiam.
Mas a voz da Callas era brilhante em operas que chamassem ao drama dai ela ser a grande e melhor interprete de Wagner...
Tal como a Tebaldi, é um genero, que eu gosto diga-se, São vozes muito poderosas e encorpadas.
A Victoria tinha uma voz mais fina, mais sassy e mais romantica o que encaixa melhor aqui.
Não penses que não gosto da Callas, gosto muito, mas não a considero a setima maravilha do canto. Era brilhante, tinha uma voz potente, uma presença em palco absolutamente incrivel...Alias nisso é que ela era abosutamente única, a sua presença em palco e a suas capacidades de atriz estavam a milhas das outras e ainda hoje não há nenhuma que a suplante.
beijos
Ninja,
Tens razão, esta no singstars não dava grandes hipoteses :)
beijos
Pois é gata,
A Renata, como estava a dizer ao Sousa é sem duvida a excelência no canto, e tem uma voz que em termos de corpo e de força está lá com a Callas a um nivel que muito poucas atingem, e é dom natural, não é técnica.
Só que ao contrario da Callas a Renata tinha uma técnica de canto primorosa...Absolutamente primorosa...
Mas, como também estava a dizer ao Sousa, para esta area em particular, prefiro uma voz menos potente e menos encorpada, mais sassy e atrevida fica melhor.
Por exemplo não gosto particularmente de ver a Victoria a cantar a "Mimi" isso é para vozes como a da Renata que manda o telhado do teatro a baixo! Embora a interpretação da Victoria seja bonita e técnicamente prefeita falta-lhe a potencia e a força da Renata.
E "La mama Morta" A Renata canta lindamente esta area, é magnifico, mas a Callas é de doidos, o drama que ela transmite na voz é aflitivo.
Enfim cada macaco no seu galho é o que eu digo :)
BY the way e o que achas da Cecila Bartolli. Para mim da malta nova que prai anda é sem duvida a melhor, no Barroco claro :)
beijos
Pois, de opera e de arias não percebo nada. Mas a música está um show. Olé!
Espera lá, ela não está a cantar em francês?
Krippahl,
está a cantar em francês sim, mas como sabes porque o autor da opera é francês e a opera foi escrita em frances mas a personagem é uma cigana...Olé!
beijos
E lá se foi um post...
Muito bem!
Curiosamente, Bartolli conheço muito mal.
P.S.: Não te esqueças do prémio lá no meu blog.
LINDO! Fiquei parva com a voz!
Enviar um comentário